Viscossuplementação para Quadril e Joelho com Ácido Hialurônico

Atualizado: 29 de mar.

A viscossuplemntação é uma das alternativas utilizadas como tratamento de pacientes que sofrem de artrose. A artrose também conhecida como desgaste, é uma doença que leva a degradação da cartilagem articular. Trata-se de uma patologia multifatorial de evolução lenta, progressiva e debilitante, causando perda da qualidade de vida devido a dor e suas limitações. Geralmente atinge a população adulta, entretanto, jovens também podem ser afetados por ela.

O uso da viscossuplementação nesses pacientes atua diminuindo a dor e melhorando a qualidade de vida.

Como funciona a Viscossuplementação com Ácido Hialurônico?

A viscossuplementação é um procedimento onde se injeta um gel de ácido hialurônico (figura 1) dentro da articulação com artrose (desgaste).

No corpo humano, o ácido hialurônico é uma substância produzida nas articulações pelas células que a revestem, sendo um importante componente do líquido sinovial e também da estrutura da cartilagem.

O ácido hialurônico possui importantes funções dentro das articulações:

- Efeito lubrificante: através da retenção de água, protegendo assim, a cartilagem contra impactos;

- Efeito anti-inflamatório: diminuindo a atividade inflamatória articular pois reduz a ativação das células responsáveis pela inflamação;

- Efeito condroprotetor: estabilizando a degradação da matriz cartilaginosa e melhorando a nutrição da cartilagem;

- Estimulando a produção do próprio ácido hialurônico resultando em uma melhora da viscosidade do líquido sinovial;

- Estimulando a produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II;

- Modulando os receptores de dor resultando em uma diminuição da dor articular.

viscossuplementação quadril e joelho

Figura 1

Qual é a indicação?

A viscossuplementação é indicada no tratamento complementar da artrose, visando a recuperação das propriedades do líquido sinovial e melhorando a função da articulação e reduzindo a dor quando tratamentos conservadores e o uso de analgésicos mais comuns não produzem mais efeitos ao paciente.

Qual o objetivo?

O uso da viscossuplementação tem como objetivo melhorar a lubrificação da articulação, diminuir a dor e tentar reduzir a evolução da artrose.

Para quem é indicado?

- Pacientes com graus de artrose leve e moderada são os que terão maior benefício com o uso da viscossuplementação;

- Pacientes com artrose grave que estão aguardando por cirurgia ou querem adiar a cirurgia por algum motivo também podem se beneficiar com alívio da dor, porém não apresentarão resultados tão satisfatórios quando comparados a pacientes com graus de artrose leve e moderada;

- Pacientes que possuem contra-indicação de cirurgia por alguma doença clínica grave;

- Pacientes que tem dor apesar de estarem fazendo tratamento conservador com medicação via oral, fisioterapia e modificações de hábitos de vida;

- Pacientes que não podem fazer uso de anti-inflamatórios pois possuem doenças prévias como gastrite e úlcera gástrica.

Como o procedimento é realizado?

O procedimento é realizado ambulatoriamente, sem necessidade de internação para sua realização. É feito em um ambiente seguro com técnicas de assepsia e guiado por um aparelho de ultrassom.

No vídeo abaixo, há uma demonstração de como esse procedimento é realizado no joelho.

Preciso ficar em repouso após o procedimento?

Após o procedimento, é orientado ao paciente fazer repouso e evitar exercícios físicos por 48 horas.

Quanto tempo demora para fazer efeito?

Os melhores resultados da viscossuplementação são vistos após a quarta e quinta semana da realização do procedimento. O paciente não deve esperar melhora imediata da dor e durante esse período deve manter medicações analgésicas via oral para alívio dos sintomas.

Pode ocorrer algum efeito colateral?

Como qualquer outro procedimento ou medicação, na viscossuplentação, também podem ocorrer alguns efeitos-colaterais e isso vai depender de cada paciente. Sintomas como edema (inchaço), vermelhidão e dor local, simulando uma artrite são os mais comuns e podem ser controlados com analgesia, repouso, compressas de gelo no local e o uso de anti-inflamatório se não houver contra-indicação.

Quantas aplicações vou precisar fazer?

O número de aplicações depende do tipo de ácido hialurônico utilizado e também em qual articulação ele vai ser feito. Para o joelho existem aplicações de 2 ml que devem ser realizadas uma por semana durante 3 semanas ou aplicações de 6 ml que são administradas em dose única.

Para o quadril, por se tratar de uma articulação menor, utilizamos apenas a dose de 2 ml e após 3 semanas, o paciente é reavaliado para verificar a necessidade de outra aplicação.

Quanto tempo dura o efeito da medicação?

O efeito da medicação depende de cada paciente e da gravidade da artrose que ele possui, entretanto, estudos têm apresentado uma média de 6 meses a um ano o período de alívio dos sintomas.

A viscossuplementação substitui a cirurgia?

Não, a artrose é uma doença progressiva, o objetivo do uso da viscossuplementação é melhorar a lubrificação da articulação, diminuir a dor e tentar reduzir a evolução da artrose, no entanto, ela não impede que um paciente tenha que realizar uma cirurgia para colocação de prótese no futuro.

Dr. Gustavo Basso Poleto CREMESC 27515, RQE: 17.927

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – TEOT 13.561

Cirurgião de Quadril – Formado pelo IOT – Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo.